Página inicial > Últimas notícias > Aula pública e lançamento de livro divulgará estudos sobre o sociólogo, historiador e ensaísta brasileiro Gilberto Freyre

• Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 11h52
  • Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 15h27

O programa #UnifesspaOnline 2023, sob a coordenação da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente - Cadd/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente - Difdad da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Proeg, realizará, em parceria com a Faculdade de História - FHT e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História/Mestrado Profissional - PROFHISTÓRIA do Instituto de Estudos do Trópico Úmido - IETU, a live Mestiça cientificidade: Gilberto Freyre segundo três leitores franceses, no dia 12 de junho, das 10h às 11h30min, com transmissão pelo canal da Unifesspa no YouTube.

A live tem por objetivo divulgar a produção docente da Unifesspa no âmbito da internacionalização e no campo da Historiografia e consistirá em aula pública e lançamento de livro do professor André Furtado da FHT/IETU/Unifesspa, parte da sua produção de pós-doutorado, em coautoria com a professora Giselle Martins Venancio da Universidade Federal Fluminense - UFF, recém-traduzido para o francês como “Métisse scientificité: Gilberto Freyre selon trois lecteurs français”. Esse livro conta a história de sucesso da recepção, internacional, por meio de três nomes do universo acadêmico francês - Fernand Braudel, Roger Bastide e Lucien Febvre - do  livro Maîtres et esclaves, tradução de Casa-grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal (1933), de Gilberto Freyre (1900-1987), publicado em Paris, França, pela editora Gallimard, no ano de 1952. De acordo com André, o grande sucesso da versão francesa deveu-se, em boa medida, pela conjuntura de sua publicação, no exato momento do pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), período marcado pelas circunstâncias que aprofundaram o processo de destruição da Europa como modelo civilizacional, que vinha em curso desde a Primeira Guerra (1914-1918). Ainda segundo André e Giselle, amplamente analisada, poucos trabalhos, no entanto, colocaram a obra de Freyre sob um viés que investiga o autor pernambucano no interior de processos vinculados à circulação de bens culturais em perspectiva transnacional como se pretende fazer em Mestiça cientificidade, com ênfase sobre o peso que agentes e instituições representam neste jogo social, bem como sob a ótica de importantes leitores.

Conheça um pouco dos palestrantes e autores do livro, que dá nome à live: André Furtado é professor e diretor da FHT e também docente do PROFHISTÓRIA do IETU/Unifesspa. É coordenador do Centro de Estudos em Teorias da História e Historiografias - CETHAS. Possui Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales  - EHESS/Paris; Giselle Venancio é professora do Instituto de História - IHT da UFF, atuando tanto na Graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-UFF. Coordena o grupo de pesquisa Escrithas da História/Historiografias do Sul - Escrithas/UFF, é bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, cientista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Faperj e Titular da Cátedra Unesco/UFF sobre Desigualdades Globais.

Na mediação da live, estará Natália Guerellus, que é professora e diretora do Departamento de Estudos Lusófonos da Université Jean Moulin (Lyon 3). Possui Doutorado em História pela UFF e estágio na Université Paris Nanterre. Integra o Laboratoire MARGE, que pensa o fato literário em seus diversos contextos. São temas de interesses: gênero e narrativa, feminização da cultura, História do Brasil Contemporâneo, Humanidades Digitais e História pública.

A inscrição no evento deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SigEventos, até o dia 11 de junho de 2023.

Para mais informações, enviar e-mail à coordenação do programa, através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..