Página inicial > Últimas notícias > Estágio na Unifesspa é tema de mesa-redonda do programa #UnifesspaOnline 2023

Estágio na Unifesspa é tema de mesa-redonda do programa #UnifesspaOnline 2023

• Publicado: Quarta, 17 de Mai de 2023, 11h36
  • Última atualização em Quarta, 17 de Mai de 2023, 11h37

O programa #UnifesspaOnline 2023, sob a coordenação da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente - Cadd/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente - Difdad da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Proeg, realiza em parceria com a Faculdade de Ciências da Educação - Faced do Instituto de Ciências Humanas - ICH e a Coordenadoria de Estágio e Viagens de Campo - CEVC da Proeg, a mesa-redonda Experiências de Estágio na Unifesspa: o X da questão. O evento acontece no dia 25 de maio, das 19h às 21h, com transmissão pelo canal da Unifesspa no Youtube.

A mesa-redonda tem como público a comunidade em geral de Marabá e região e pretende discutir a importância do estágio para a formação dos discentes, bem como os desafios enfrentados e possibilidades encontradas para realização dos estágios no curso de Pedagogia; compartilhar experiências de estágio do curso de Pedagogia e nortear as discussões sobre as atividades futuras de estágio na Unifesspa. Será composta pela/os docentes da Faced, Silvana de Sousa Lourinho, Davison Hugo Rocha Alves e Walber Christiano Lima da Costa. Silvana Lourinho é Mestra em Educação em Docência no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui larga experiência na docência, no ensino público estadual, na rede particular e no ensino superior. No ensino superior, dentre outras atividades, coordenou programas e projetos de extensão, de pesquisa, de ensino, de pós-graduação e atuou em direção de faculdade.  Atualmente é professora adjunta da área de Educação Infantil da Unifesspa, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Kairós História da Infância e Educação Social, coordenadora e cofundadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil da Unifesspa e coordenadora do Laboratório Lúdico Brinquedoteca: um mundo de fantasias e tecnologias. Áreas e temáticas de interesse e atuação: Interdisciplinaridade, Didática e Metodologias de Ensino e do Trabalho Científico em Educação, Educação Infantil, Formação de Professores, Inclusão no Ensino Superior, Tecnologias Informáticas e Comunicacionais da Educação e História da Infância. Davison Hugo é Doutor em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. É professor adjunto da Faced/ICH e professor integrante do Mestrado Profissional em Ensino de História do polo Xinguara - PROFHistória/Unifesspa, atuando na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar. Da sua atuação, destaca-se, dentre outras atividades, coordenador da Especialização em Didática e Prática Pedagógica na Educação Básica, coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação - N'UMBUNTU, membro da Associação Nacional de História - seção Pará, vice-líder dos grupos de pesquisa do CNPq: Formação de Professores e Práticas Educativas e Governos militares na Amazônia entre memórias e a História e participante do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq Grupo de Estudos em História do Livro Didático na Amazônia - GEHLDA. Áreas de atuação: Ensino de História, História do Ensino de História, História da Educação (História das disciplinas Escolares), História Local, História Regional, Ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental, História do Pará (1964-1985), História da Educação, Democracia e Diversidade Cultural, Movimentos Sociais e Relações Étnicorraciais. Walber Christiano é Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI/UFPA. Atualmente é professor adjunto e diretor da Faced/ICH/Unifesspa. Pesquisador nos seguintes grupos cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática - GEPSEM/UNESPAR; Grupo de Estudos de Linguagem Matemática - GELIM/UFPA; Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores GPES/Unifesspa e Grupo de Pesquisas e Estudos em Formação de Professores e Práticas Educativas - Unifesspa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Matemática, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de Matemática, Ensino de Matemática para surdos, Tradução da Linguagem Matemática para alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais - Libras, Tradução e Interpretação da Libras e processos psicológicos no ensino e na aprendizagem, Educação Matemática Inclusiva.

Na mediação do evento, estará Daniel Moreira Saturnino, Graduado e Mestre em Engenharia Química e Doutor pelo Centro de Papel e Celulose da Universidade de Toronto. Professor do Instituto de Geociências e Engenharias - IGE e coordenador de Estágios da Coordenadoria de Estágios e Viagem de Campo da Proeg/Unifesspa.

A inscrição no evento deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SigEventos, até o dia 24 de maio de 2023.

Para mais informações, enviar e-mail à coordenação do programa, através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..