Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > A produção em Nanquim e Bico-de-Pena na obra de Augusto e Pedro Morbach na tela do programa #UnifesspaOnline
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A produção em Nanquim e Bico-de-Pena na obra de Augusto e Pedro Morbach na tela do programa #UnifesspaOnline

  • Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 15h17
  • Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 15h23
  • Acessos: 334

O programa #UnifesspaOnline 2021, sob a coordenação da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente - Cadd/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente - Difdad da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Proeg, realiza, em parceria com a Faculdade de Artes Visuais - FAV do Instituto de Linguística, Letras e Artes - ILLA, a live Lançamento do material didático do projeto “O Nanquim de Marabá – Patrimônio e Memória na Arte de Augusto e Pedro Morbach”, no dia 27 de outubro, às 19 horas, com transmissão pelo canal da Unifesspa no You Tube.

A Live tem como objetivo socializar obras catalogadas de artistas representantes do nanquim de Marabá e o material didático produzido no projeto “O Nanquim de Marabá – Patrimônio e Memória na Arte de Augusto e Pedro Morbach”. Esse projeto foi contemplado pelo edital de Patrimônio Cultural Material da Lei Aldir Blanc, desenvolvido em parceria com o subprojeto “Estágio e docência no ensino de arte: possibilidades artísticas no campo da educação” dentro do programa Residência Pedagógica da Proeg/Unifesspa.

Esse evento contará com a participação, como palestrantes, de Cinthya Marques do Nascimento e Clara Morbach Gaby. Cinthya Marques é professora do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, mestre em Artes, desenvolve projetos de pesquisa sobre a produção artística amazônica, e atua como artista visual e fotógrafa, com ênfase na criação de narrativas visuais em consonância com arte contemporânea. Clara Morbach é advogada de formação, produtora cultural e pesquisadora em artes visuais e audiovisual a partir da relação com o território e seus povos. Desenvolve articulações socioculturais com movimentos sociais, associações de moradores, universidade pública, coletivos artísticos, na produção de projetos culturais e de formação na região Sudeste do Pará. Recebeu premiações por trabalhos realizados em artes visuais e audiovisual. 

Para Cinthya Marques, o projeto viabilizará o acesso a obra dos artistas Augusto e Pedro Morbach, representantes do movimento Nanquim Amazônico e precursores do desenvolvimento da técnica do desenho em Nanquim com o uso da caneta Bico-de-Pena, em diálogo com temas relacionadas a Arte na Amazônia. Este projeto visa ampliar os olhares sobre esta produção artística local e colaborar com o desenvolvimento das aulas de Arte na região, disponibilizando textos e conteúdos a serem utilizados como fonte de pesquisa para o público alvo do projeto – estudantes, professores e pesquisadores da área das Artes Visuais – possibilitando a troca de informações referentes à vida e obra dos artistas Augusto e Pedro Morbach. Na plataforma, serão disponibilizados textos biográficos sobre os artistas, material didático com conteúdos para trabalhar as Artes Visuais para o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, e os ensaios críticos dos pesquisadores convidados: os professores da Faculdade de Artes Visuais da Unifesspa Dr. Gil Vieira Costa e Dr. Armando Queiroz, e das professoras da Universidade da Amazônia – Unama Dra. Marise Mokarzel e Dra. Dayseane Ferraz. 

A inscrição no evento deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos, no evento associado ao #UnifesspaOnline 2021, intitulado “Lançamento do material didático do projeto “O Nanquim de Marabá – Patrimônio e Memória na Arte de Augusto e Pedro Morbach’” até o dia 26 de outubro de 2021. Tem como público alvo alunos da licenciatura em Artes Visuais, professores, pesquisadores, artistas e demais interessados(as).

Para mais informações, enviar e-mail à coordenação do programa, através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em:
Fim do conteúdo da página