Página inicial > Últimas notícias > Inclusão educacional é tema do próximo evento do programa #UnifesspaOnline 2021

Inclusão educacional é tema do próximo evento do programa #UnifesspaOnline 2021

• Publicado: Sábado, 08 de Mai de 2021, 22h31
  • Última atualização em Sábado, 08 de Mai de 2021, 22h31

O programa #UnifesspaOnline 2021, sob a coordenação da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente - Cadd/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente - Difdad da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Proeg, realiza, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica - Naia, a live Metodologias para auxiliar a aprendizagem de discentes com deficiência, no dia 12 de maio, às 14 horas, com transmissão pelo canal da Unifesspa no You Tube.

Esse evento terá como palestrante Márcia Denise Pletsch, que é doutora em Educação e professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Em sua atuação, na área da Educação Especial e Inclusão, Pletsch tem desempenhado estas funções: coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional - ObEE/UFRRJ; integrante da comissão do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ; editora chefe da Revista Brasileira de Educação Especial; fundadora do Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada e Sul Fluminense, que envolve pesquisadores e gestores da área de Educação Especial da Baixada Fluminense/RJ, e integrante da Comissão Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -Anped. É pesquisadora e orientadora dos seguintes temas: educação especial, políticas de educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior, processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, práticas curriculares, formação de professores e inovação tecnológica aplicada à educação especial.

A Live é uma ação de formação continuada sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na educação superior, que objetiva discutir aspectos conceituais sobre as relações de ensino, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, o sistema de apoios e recursos de acessibilidade adotados para a participação dos estudantes nas atividades pedagógicas na Educação Superior a partir de experiências sobre o tema.

Para a coordenadora da Cadd, “esse é um evento super importante para a comunidade acadêmica da Unifesspa, uma vez que a discussão sobre a inclusão educacional é primordial no contexto da universidade que tem buscado ser inclusiva, implementando políticas de acesso e permanência. Além disso, a abordagem desse tema, atenderá a uma necessidade formativa recorrentemente apontada pelos docentes no levantamento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas -PDP da Unifesspa”.

A inscrição no evento deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/evento/UNIFESSPAONLINE2021), no evento associado ao #UnifesspaOnline 2021, intitulado “Metodologias para auxiliar a aprendizagem de discentes com deficiência” até o dia 11 de maio de 2021. Tem como público alvo toda a comunidade acadêmica da Unifesspa (docentes, discentes e técnicos administrativos educacionais) e demais interessados(as).

Para mais informações, enviar e-mail à coordenação do programa, através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..