Programa de formação para uso de tecnologias digitais é iniciado na Unifesspa com palestra de José Moran
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) deu início, nesta segunda-feira (13), ao programa de formação para uso de tecnologias digitais “UnifesspaOnline”. Trata-se de uma ação institucional voltada ao desenvolvimento de ações emergenciais para subsidiar atividades remotas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, durante o período de pandemia.
Com transmissão ao vivo pelo canal da Unifesspa no YouTube e tradução simultânea em Libras, o evento foi aberto pelo reitor Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, que deu as boas-vindas à comunidade e ressaltou o objetivo central do programa UnifesspaOnline.
“Nesse momento em que há grandes incertezas, decidimos construir mecanismos que facilitem a nossa aproximação. Este é um espaço contínuo de formação em que possamos socializar, aprender, discutir e ensinar diversas formas de aprimorar essa interação com a comunidade, mantendo nossa vivacidade diante dos atuais desafios”, ressaltou o reitor, agradecendo a disposição da comunidade universitária em colaborar ativamente com o desenvolvimento do programa.
Conferência de abertura
Intitulada "Transformando a Educação com metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais", a conferência de abertura foi realizada pelo professor José Moran (ECA/USP), com mediação da Profa. Lucélia Rabelo (Face/Unifesspa). Formado em filosofia, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação, o conferencista é pesquisador e orientador de projetos de transformação da educação por meio de formas digitais ou híbridas, com grande reconhecimento acadêmico.
Durante a palestra, Moran recordou sua trajetória de professor, a partir de seus experimentos sobre as formas de diálogo estabelecidas em sala de aula e os resultados obtidos em sua prática pedagógica, ao longo dos últimos 30 anos. Segundo ele, as instituições educacionais possuem ritmos e realidade diferentes, com aprendizagem desigual em período de crise e as instituições que foram se adaptando ao on-line começaram a experimentar novas formas de troca de informações, ideias e, assim, buscando dominar as competências digitais, a partir de uma gestão mais participativa e dialogada, com um planejamento construído no dia a dia.
Para o pesquisador, não existe uma solução única, mas diversas estratégias e caminhos a serem utilizados, a partir de uma experimentação contínua. “Houve uma descoberta da importância do chamado híbrido, para que cada aluno aprenda dentro do seu ritmo. Isso propiciou avanços no domínio das metodologias ativas também no on-line. É saber como o aluno pode, não simplesmente ouvir o professor falando, mas envolver-se ativamente na aprendizagem, mesmo remotamente, que sabemos não é uma situação normal”, disse.
Para o professor, há todo um conjunto de estratégias para manter o aluno conectado com a universidade, de saber onde esse aluno está e, para isso, citou exemplo de instituições que tiveram essa experiência exitosa ao longo do período de pandemia. “Há instituições que tiveram disposição e coragem de ir até o aluno, planejaram apoio aos professores, criaram políticas de compensar aqueles que não tinham acesso, por meio de diversas parcerias, e assim construir uma série de estratégias de comunicação, além das pedagógicas”, detalhou.
José Moran falou com mais detalhes das metodologias de ensino remoto e apresentou um roteiro mínimo para que a educação possa acontecer no modelo on-line, citando ferramentas e estratégias. Professores, alunos e técnicos da Unifesspa, docentes da educação básica de Marabá e região, além de pesquisadores de vários estados do país, prestigiaram o evento e puderam interagir por meio do chat on-line no Youtube. O conferencista respondeu perguntas da comunidade e a palestra completa está disponível do canal oficial da Unifesspa no You Tube. "Esse período de crise acelerou a percepção de que podemos aprender em qualquer tempo, de qualquer lugar, de múltiplas formas e ao mesmo tempo, isso não é possível ainda pra todos no Brasil, pois as políticas públicas ignoraram o avanço do digital", finalizou Moran.
O cronograma de eventos segue ao longo dos próximos meses e está sendo organizado pela servidora Laranna Catalão, assessora de desenvolvimento de ações emergenciais remotas em áreas finalísticas, com apoio da comunidade acadêmica. Todas as temáticas a serem abordadas no programa foram solicitadas pela própria comunidade por meio de reuniões e coletas de informações nas faculdades e apresentadas no Grupo de Trabalho para formação, composta por interlocutores dos Institutos, Gabinete da Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) e Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP).
Programação
A programação inicial do #UnifesspaOnline segue esta semana com os Webinários “Primeiros passos para os aplicativos do GSuite for Education - organizando o e-mail e a agenda”, nesta terça-feira (14), na sala http://meet.google.com/ucs-wmyu-oxj ; e “Potencializando a colaboração com o Google Drive”, na quinta-feira (16), na sala http://meet.google.com/soh-svdx-asz . A formação será ministrada pelo diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), professor Vitor Castro.
No dia 15 de julho, a Unifesspa contará com a participação da palestrante Mizraim Nunes Mesquita (UFMA), que apresentará as temáticas “Design Instrucional: aspectos conceituais e diretrizes para o ensino”. Design instrucional é o termo que se refere à engenharia pedagógica, que trata do conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem.
Ja no dia 17 de julho, a mesma palestrante abordará o tema “Tecnologias móveis na educação: possibilidades no ensino remoto”. Mizraim Nunes atua como Designer Instrucional na UNA-SUS-UFMA e desenvolve pesquisa nas áreas de educação a distância, aprendizagem móvel, ensino de línguas e design instrucional. É graduada em Letras-Inglês pela UFMA e detém especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional Uninter, além do mestrado em Cultura e Sociedade pela UFMA.
Para se inscrever nas palestras ou nas demais ações de formação do programa, os interessados devem acessar o site https://unifesspaonline.unifesspa.edu.br/. Podem participar estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da Unifesspa. Exceto os webinários realizados pelo Prof. Vitor Castro, que serão realizados em salas do Google Meet, todas as atividades da semana serão transmitidas, ao vivo, no Canal da Unifesspa no You Tube.
Redes Sociais