Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Valorização identitária e atuação dialógica do tradutor/intérprete de Libras são temas de live do programa #UnifesspaOnline 2022
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Valorização identitária e atuação dialógica do tradutor/intérprete de Libras são temas de live do programa #UnifesspaOnline 2022

  • Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 15h09
  • Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 15h20
  • Acessos: 199

O programa #UnifesspaOnline 2022, sob a coordenação da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente - Cadd/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente - Difdad da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Proeg, realiza, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica - Naia/Unifesspa, a live “Valorização identitária e atuação dialógica do tradutor/intérprete de Libras na Educação Superior”, no dia 09 de maio, às 10h, com transmissão pelo canal da Unifesspa no YouTube. 

Com objetivos de difundir informações acerca da função dos Tradutores e Intérpretes de Libras no Ensino Superior e discutir possibilidades de trabalho colaborativo entre esses profissionais e a comunidade universitária, o evento abordará temas como “Quem é o profissional Tradutor e Intérprete de Libras (TILS); Aspectos formativos e legais da atuação dos TILS no Ensino Superior; Ações dos TILS na Unifesspa e Possibilidades de diálogos entre TILS e comunidade universitária”. 

Para estabelecer esse importante diálogo, os convidados são os Tradutores e Intérpretes de Libras Antonio Alves Cavalcante Junior, Carla Andreza Correa Reuter e Wallace Albuquerque Queiroz. Antônio Cavalcante é graduado em Letras - Libras pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, especialista em Ensino e Interpretação de Libras pela faculdade UniBF, especializando em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional e mestrando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras (Poslet/Unifesspa).  Além dessas formações, possui curso de Formação de intérprete de Libras pela Unieducar. Atualmente atua como técnico especializado em Libras no Naia/Unifesspa e é vice-presidente da Associação Paraense de Tradutores e Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais. Andreza Reuter é graduada em Letras - Libras e Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará - UFPA, especialista em Libras - Tradução e Interpretação pela faculdade UniBF e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/Unifesspa). Atualmente é técnica especializada em língua de sinais do Naia/Unifesspa. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação de Surdos, Educação Especial, Ensino de Ciências para Surdos. Atua, na condição de especialista convidada, na Comissão Assessora de Especialistas em Educação Especial e Atendimento Especializado no âmbito dos Exames e Avaliações da Educação Básica (CAES). Wallace Albuquerque é graduado em Letras - Libras pela Faculdade Atual e pós-graduado em Tradução e Interpretação em Libras. Atuou como Tradutor Intérprete Educacional de Libras na Secretaria Municipal de Educação de Castanhal, na UFPA e, atualmente, atua na UFRA.

Na mediação do evento, estará Lúcia Cristina Gomes dos Santos, que é graduada em Pedagogia e em Biblioteconomia pela UFPA, bibliotecária da Unifesspa e coordenadora do Naia/Unifesspa.

A inscrição no evento deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos, até o dia 08 de maio de 2022.

Para mais informações, enviar e-mail à coordenação do programa, através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em:
Fim do conteúdo da página